quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Utilidade Pública: Prefeitura de Duque de Caxias faz balanço das chuvas


"A Prefeitura de Duque de Caxias informa que ocorreram cinco desabamentos na cidade devido às fortes chuvas que aconteceram na noite dessa quarta-feira, 11 de novembro: três casas no bairro Parque Fluminense e duas no bairro Capivari. Foram interditadas sete casas em Vila Maria Helena e 15 em Campos Elíseos. Existem 15 pessoas desalojadas em Campos Elíseos, que estão abrigadas em uma Igreja Evangélica do Bairro.

Ao todo, 15 bairros tiveram grandes áreas alagadas: Campos Elíseos, Pilar, Vila Maria Helena, Ana Clara, Parque Império, Marilândia, Cangulo, Jardim Primavera, Figueira, Jardim Anhangá, Parque Muísa, Parque Fluminense, Cidade dos Meninos, Pantanal e São Bento.

As principais áreas atingidas foram em Pilar – onde houve deslizamento de barreira em obra do governo do estado na Av. Presidente Kennedy, que precisou ser interditada durante a manhã – e em Campos Elíseos, onde diversas ruas foram alagadas.

Em vistoria em Campos Elíseos, o prefeito José Camilo Zito (PSDB), junto com técnicos da Prefeitura, identificaram a razão da grande enchente no bairro. Segundo eles, o Canal Fabor, que passa por dentro da Reduc, está totalmente assoreado, o que impediu o escoamento das águas. “Vamos exigir que a refinaria faça a limpeza do canal, pois é uma atribuição do Superintendente da Petrobras que não foi executada”, declarou Zito.

A Secretaria de Educação comunica que as aulas em nove escolas foram interrompidas por terem sido alagadas e outras dez ficaram sem aulas devido à dificuldade de acesso pelas ruas próximas estarem alagadas. A interdição afetou cerca de oito mil alunos.

Participam da limpeza e da desobstrução de vias 30 agentes e 40 voluntários da Defesa Civil Municipal. Todo o efetivo da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, composto de 800 funcionários, estão nas ruas participando da operação. A secretaria está com 16 retroescavadeiras, oito escavadeiras hidráulicas e uma dragline (escavadeira de longo alcance)".

fonte: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
Site oficial.


Essas imagens foram registradas por volta das 16h em um prédio no Centro de Caxias. Percebe-se a intensa nuvem escura sob a região afetada pelas duas trombas d´agua (uma a tarde e outra no fim da noite):







fotos: Gabriel Mendes

Nenhum comentário: