domingo, 23 de outubro de 2011

O crescimento das Rádios Evangélicas no Brasil



Ouvir rádio é um hábito de muitos brasileiros. Ao sintonizar uma emissora no AM ou FM, o ouvinte tem diversas escolhas de gêneros musicais ao seu alcance. De uma rádio no segmento Popular a uma rádio "all news" (jornalismo). Do segmento Jovem ao "Gospel". E nesse gênero de rádio conhecido com "evangélicas", as mesmas vêm crescendo nos últimos anos no mercado radiofônico brasileiro.

O crescimento das rádios evangélicas acompanha os dados do IBGE referente ao aumento da população cristã no país. Em 1970, o Censo constatou uma população evangélica de 4,8 milhões; em 1980 foi de 7,9 milhões; em 1991 foi de 13,7 milhões; e em 2000 foi de 26,1 milhões. A projeção de crescimento da igreja evangélica do Brasil alcançará 50% da população no ano 2022, segundo a pesquisa.

Nos dias atuais é possível observar inúmeras igrejas evangélicas sendo "espalhadas" pelo país. Algumas se destacam mais devido o grande espaço que elas ocupam na TV e no rádio. E nos dials (principalmente no FM) isso está caminhando de forma acelerada. Nos últimos 3 anos, emissoras como "Sê Tu uma Bênção", "Nossa Rádio" e a "Vida FM Sat" está com programação em rede e afiliadas espalhadas pelo Brasil. Existem outras redes com mais tempo de atuação no rádio como a "Gospel FM", "Sara Brasil FM", entre outras. Mas grande parte das emissoras evangélicas atua no mercado local, em capitais e pequenas cidades.

A Rádio mais antiga nesse segmento (que há registro) é a Melodia FM 97,5 da cidade do Rio de Janeiro, que neste ano completa 25 anos de "muito louvor e adoração" e mantém a liderança do segmento evangélico na capital fluminense. Até o ano de 2010 a Melodia FM operava em 97,3. Com a troca de freqüência autoriza pelo governo, a rádio resolveu um problema que atinge os cariocas que residem na zona oeste da cidade: a falta de cobertura e o péssimo sinal das emissoras de rádio. Com isso, a Melodia FM cobre as sombras do sinal dela que existiam nessa região, expandindo-se para outras áreas do grande Rio como a Baixada Fluminense. Esse problema existe na região metropolitana do Rio devido às serras que estão presentes no Rio, Nova Iguaçu e também em Petrópolis e Teresópolis, na região serrana do estado.

A maior rede de rádios do país no segmento evangélico é a Rede Aleluia. Com sua matriz de rede em São Paulo, a rádio conta com 70 afiliadas espalhadas pelo Brasil (entre elas Rio, Campinas, São José dos Campos e Brasília) e também na América do Sul. Mas aqui no Brasil, a Rede Aleluia não possui bons índices de audiência. Sempre abaixo das suas "concorrentes" locais, a rádio não cresce em audiência, perdendo mercado para as emissoras evangélicas das cidades onde ela está presente e também novas redes que estão chegando com força total pelo país.

No oposto desta situação, vem chegando a Vida FM SAT, com matriz de rede em São Paulo. A "Rádio que é tudo de Bom" usa esse marketing alinhando a uma boa programação jovem - evangélica. Nos últimos 4 anos, a Vida FM 96,5 subiu mais de 10 posições no dial paulistano. Isso é muito difícil de acontecer no principal mercado radiofônico da América Latina em um pequeno espaço de tempo, devido à alta concorrência local e pelo profissionalismo das emissoras concorrentes.
Os números da última pesquisa Ibope publicada pelo Tudo Rádio.com no dia 06 de outubro, mostra a Rádio Vida FM 96,5 ocupando o 8º lugar no Ranking Geral. Ultrapassar grandes rádios da cidade de São Paulo como Alpha FM 101.7 (segmento adulto), Kiss FM 102.1 e Jovem Pan 2 FM 100,9 (ambas do segmento jovem) é uma ousadia e muito trabalho da equipe da rádio.
Há quatro anos atrás a Vida FM 96,5 entrava no mercado paulistano no mês de Abril. Em Novembro do mesmo ano, a rádio ocupava a 17ª posição geral conforme a pesquisa Ibope. E nessa trajetória a rádio se destacou, criou canais de interatividade com os ouvintes e hoje está subindo na audiência e chegando a outras cidades. Neste ano de 2011 a rádio já está presente nas seguintes capitais: Maceió - FM 99,1 / Porto Alegre - FM 105,9 / João Pessoa - FM 101,1 / Teresina - FM 87,9 / Brasília - FM 101,3. E vem muito mais por aí.

Isso é só o começo! Levar ao ouvinte uma boa programação musical, interatividade, boas promoções e eventos, vai exigir profissionalismo e muito marketing. A concorrência tende a aumentar principalmente nas capitais brasileiras. Produtos e serviços que atendem à população evangélica (especificamente) podem trabalhar com marketing nesse mercado radiofônico. Boas parcerias podem surgir e visando a audiência, quem pode sair ganhando muito mais é o ouvinte.


Por: Gabriel Mendes
Da Redação do Rio de Janeiro


gabrielmendes@r7.com


Fonte: Vida FM
Tudo Rádio.com
IBGE - Censo






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