quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cultura e premiação no 1º Festival Nacional de Dança de Duque de Caxias


Teresa Petsold e Adriana Miranda estarão no 1º Festival de Dança


O 1° Festival Nacional de Dança de Duque de Caxias (RJ), que acontecerá de 26 a 30 de abril no Teatro Municipal Raul Cortez (projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer), contará com a participação de 34 grupos, selecionados pela comissão organizadora do evento. O Festival vai abranger sete segmentos: Balé Clássico, Repertório Livre, Jazz, Moderno, Contemporâneo, Dança de Rua e Folclore. O evento, organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e pela Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias, também contará com workshops gratuitos. A entrada para as apresentações é franca e as senhas para acesso ao teatro deverão ser retiradas com meia hora de antecedência no local.

O Festival vai premiar a Melhor Bailarina, Melhor Bailarino e Melhor Coreógrafo (R$ 1 mil para cada um) e ainda o Melhor Grupo (R$1,5 mil). Todos os competidores receberão certificados de participação e os premiados, do 1° ao 3° lugar, vão receber troféus em cada um das modalidades e categorias. O corpo de jurados será formado por Denise Acquarone, Éverton Mesquita, Lourdes Braga, Kátia Bezerra, Michell Baes, Tereza Petsold e Washington Cardoso.

A abertura oficial será no dia 26, terça-feira, às 19h, com a participação da Escola de Dança Adriana Miranda, apresentando a coreografia “Momentos”, de Iran Miranda, e com a performance do Grupo de Dança Elementos. As noites competitivas acontecerão nos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 19h. Os workshops serão realizados no dia 30, sábado, em dois horários: às 9h30 (hip hop) e às 11h (dança moderna). Os interessados já podem se inscrever e buscar informações através do telefone do Teatro Raul Cortez: 2771-3062.

No dia 30, a partir das 14h, os grupos participantes do festival vão se apresentar no palco aberto na Praça de Eventos do Caxias Shopping, na Rodovia Washington Luiz, 2.895 (clique aqui e veja como chegar http://bit.ly/ex1IzL). No mesmo dia, eles voltam ao Teatro Raul Cortez, às 19h para a solenidade de premiação.

Segundo o Diretor da Companhia Municipal de Dança e idealizador do Festival, bailarino e ator Carlos Muttala, o evento vai marcar o retorno aos palcos da Companhia, criada na década passada e que foi desativada em 2005 após a mudança de governo. Embora tenha montado dois espetáculos e feito apresentações até mesmo fora do estado, ela nunca mais funcionou e seus membros se dispersaram. Um workshop, porém, realizado em agosto do ano passado, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, anunciou sua volta.

- A Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias está aberta a qualquer profissional que queira colaborar com o projeto, que inclui, a médio prazo, a criação de uma escola de dança gratuita para a preparação de profissionais na cidade, como é pleiteado por vários profissionais do município - diz Muttalla. Os contatos com a companhia podem ser feitos através do telefone do Teatro Raul Cortez (2771-3062).

O Teatro Municipal Raul Cortez, está localizado no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. No endereço: Praça do Pacificador, s/nº, Centro, Duque de Caxias (RJ). Telefones: (21) 2771-3062 | producaotraulcortez@gmail.com

Atenção: o Teatro está com novo site: http://teatroraulcortez.blogspot.com/


Por: Josué Cardoso
Adaptação: Gabriel Mendes
fonte: Secretaria de Cultura
Portal Prefeitura de Dq. Caxias

Nenhum comentário: