sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dial Carioca: uma breve análise das possíveis mudanças

imagem: KISS FM São Paulo, SP (102,1)


Rio de Janeiro, RJ: Emissoras alteram suas programações e rede paulista com um pé direito para a estréia.

Os amantes e fãs do rádio estão muitos apreensivos e com dúvidas sobre "algumas estréias" no dial do Rio. Já era para se esperar. Pois bem, nas últimas semanas rolou pela internet a "possível" estréia da rede paulista Jovem Pan 2 FM aqui no Rio (ou melhor, o retorno). Boatos em alguns sites de mídia deram informações (segundo eles concretas), da volta da Pan ainda este mês.

É claro, a rede Jovem Pan 2 tem interesse em voltar a transmitir a programação jovem na cidade maravilhosa, mas diversos fatores "impedem" essa estréia bastante esperada desde 2008 (quando começaram os "boatos" de que a rádio voltaria).

Uma nota sobre esse assunto foi destaque em uma matéria publicada pelo portal de rádios Brasileiras, o Tudo Rádio.com. Na matéria que explicava sobre a nova afiliada da Jovem Pan 2 em Patos (MG), a nota explica: " Na última semana surgiram vários boatos sobre o possível retorno da Pan ao Rio. Segundo a própria rede, existe o interesse, porém as informações que estão circulando na internet não conferem".

Portanto, não há informações confirmadas sobre a "estréia" da Pan no Rio, o que deixa muitos fãs da rádio na expectativa de um dia esse retorno acontecer, mas em definitivo e de verdade!


Kiss FM: A rede de rock com sede em São Paulo, já confirmou sua presença aqui no Rio (isso a meses atrás). Até agora, nenhuma outra informação foi confirmada, porém resta saber a frequência que a mesma irá ocupar. A estréia é bem esperada por muitos cariocas, que ficaram órfãos da Cidade Rádio Rock (que hoje opera como Cidade Web Rock - clique aqui -).
Quem ocupou a frequência da Cidade foi a rede OI FM (102,9), que não obtém bons índices de audiência. Desde a estréia, a OI FM não consegue melhorar seus índices de audiência, portanto, os cariocas sofrem com a "morte" de rádios tradicionais, dando lugar para outras emissoras, além das AM que estão "invadindo" o FM.

Essa nova "praga" das AM´s resultou na estréia também em FM das rádios: CBN e Tupi, e provavelmente outras podem surgir.

Sem contar com a saída da Antena 1 Ligth FM, que operava em 103,7 onde hoje está a Nativa FM Rio, pois a Tupi AM realizou sua estréia em transmissão simultânea para o FM em 96,5 onde antes era a frequência da Nativa.

Vale ressaltar que a Nativa FM Rio não tem nada a ver com a rede paulista Nativa (Grupo Bandeirantes de Rádios). A versão carioca é controlada pelo grupo Diários Associados, que também controla a Tupi AM+FM.

Recentemente, a Rádio 93 FM Gospel mudou horários de alguns locutores e desenvolveu algusn quadros e programas. Depois de cair 2 posições na última pesquisa ibope, a rádio evangélica realizou essas modificações permitindo assim um contato maior com o ouvinte. Mas a rádio mantem-se entre as 10 mais ouvidas do Rio e está no segundo lugar no seu segmento (religiosa).

Roquete Pinto (94,1) que é controlada pelo governo estadual do RJ, mudou o site. Com nova interface, a Roquette vem a anos no dial carioca e não tem bons índices de audiência. A rádio é uma das menos ouvidas pelos cariocas, seguida pela OI FM.

FM O DIA X Beat 98: Os 100,5 que o diga!! Desde a sáida a mais de 10 anos atrás da RPC FM, a rádio popular/funk FM O DIA, só tem a comemorar. Líder no segmento e Líder geral no Rio. E a poucos meses saiu uma matéria no tudo rádio.com que também concede o título a FM O DIA de umas das rádios mais ouvidas no páis (via internet). Sucesso de programação e confiança com o ouvinte, a rádio mantém a liderança sólida em relação a sua principal concorrente: Beat 98 (Organizações Globo de Rádio).
A nova plástica da Beat (um pouco mais de um ano), mistura músicas populares com programação Jovem (rock, pop, black). Mas está na segunda posição geral conforme a última pesquisa ibope de Agosto/2009.

Bom, para as próximas semanas podemos ter novidades em relação a Kiss FM, caso bem diferente da Jovem Pan 2, que até agora não dá sinais de vida no Rio de Janeiro.
Estou de plantão e sigo as informações do portal Tudo Rádio.com . Mas sempre confiro as comunidades do "Dial do Rio de Janeiro" no Orkut e algumas pessoas do meio de Comunicação pelo Twitter e msn. Sabendo de mais novidades, estarei postando aqui no Blog!

Siga-me no Twitter (novo username): www.twitter.com/mendes_biel

Bom final de semana a todos e bom feriado!

Texto: Gabriel Mendes

Fontes: Tudo Rádio.com
Kiss FM
Tributo ao Rádio Carioca
Comunidades no Orkut: Tudo Rádio.com
"Dial do Rio de Janeiro"




Nenhum comentário: