quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Duque de Caxias terá projeto de revitalização orçado em R$ 49 milhões


Baixada Fluminense (RJ): "quiosques, Internet banda larga grátis, fontes, bancos e arborização" serão a novidade na cidade que mais cresce no estado do Rio de Janeiro.

O Centro de Duque de Caxias não será mais o mesmo em 18 meses. A obra de revitalização modificará por completo o cenário da cidade. A palavra de ordem é modernização, com destaque para o paisagismo.

Na entrada do município, num trecho de meio quilômetro, começam a ser plantadas palmeiras imperiais em um canteiro central. Os calçadões do relógio, Nilo Peçanha e José de Alvarenga serão completamente remodelados, com pontos gratuitos de conexão à Internet em banda larga. Haverá coberturas climatizadas, câmeras de segurança, quiosques, bancos, nova iluminação, arborização, fontes e a rede aérea (luz e telefonia) passará a ser subterrânea.

A obra, com recursos da Prefeitura, é orçada em cerca de R$ 49 milhões e está sendo executada pela empresa Sanerio Engenharia. O projeto foi apresentado aos comerciantes, lojistas e empresários da cidade pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB), nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 10h, no Teatro Raul Cortez.

Dividida em 12 eixos, a primeira fase está sendo executada de forma que provoque o mínino de transtorno aos comerciantes devido aos festejos de fim de ano. As intervenções na descida do viaduto Paulo Lins, onde será erguida uma fonte de água luminosa, já começaram – a mureta da Kennedy que dividia a pista já foi retirada. Pedras portuguesas foram repostas dando um padrão estético à avenida. A meta é que esse trecho fique pronto em dezembro.

No principal eixo comercial da Av. Presidente Kennedy e nos arredores da Praça do Pacificador, o projeto de revitalização urbana da Prefeitura vai remodelar e padronizar as calçadas. O meio-fio será levantado e o passeio público receberá um piso especial em duas cores. Outra intervenção é a construção de um canteiro central com uma alameda de palmeiras imperiais com 12 metros de comprimento, que demarcarão a entrada do município, no trecho que compreende o limite com o bairro Vigário Geral, no Rio de Janeiro, até a Avenida Presidente Kennedy, na altura da Biblioteca Leonel de Moura Brizola.

As palmeiras terão iluminação artística: dois refletores colocados na base das árvores darão um tom amarelo, realçando o novo projeto de paisagismo da cidade. Na Praça do Relógio, na Rua Manuel Correia, será erguido o monumento urbano “Árvore da Fé”, com cerca de 9m e confeccionado em aço.

Para o prefeito Zito, a obra trará modernidade ao Centro do município. “Os calçadões serão revitalizados, com cobertura climatizada por microaspersores na Nilo Peçanha e Manoel Correia. Terão quiosques, Internet banda larga grátis, fontes, bancos e arborização. A poluição visual acabará nos calçadões e na Presidente Kennedy, pois toda a fiação ficará sob terra. Teremos várias palmeiras imperiais plantadas, mudando o aspecto da cidade”, ressaltou Zito.

Serão 50 mil metros quadrados de intervenções que vão transformar o Centro de Duque de Caxias num grande canteiro de obras. Segundo a arquiteta responsável pela obra, Raquel Rojo, serão utilizados mais de 40 mil metros quadrados de blocos e asfalto. De acordo com o projeto, assinado pelo arquiteto Paulo Casé, o novo Centro de Caxias ganhará 14 quioques, 42 palmeiras imperiais, 256 postes de iluminação e 1.200 metros de cobertura climatizada. Haverá também desenhos circulares feitos em blocos intertravados entre a Praça do Relógio e a Presidente Kennedy e outro na descida do viaduto Paulo Lins

Arquiteto de renome internacional, Paulo Casé ressalta que seu projeto trará mais conforto, acessibilidade, estética e valorizará o ser humano. “O Centro será um ponto de referência para encontros espontâneos das pessoas, que terão prazer de andar na cidade”, disse Casé.

O prefeito Zito afirmou também que o projeto de revitalização chegará aos quatro distritos do município, valorizando pontos importantes da cidade.


fonte: Site da Baixada

Prefeitura Mun. Dq. Caxias


Nenhum comentário: