quinta-feira, 9 de abril de 2009

Web Rádio: um novo jeito de ouvir música


Brasil: Ouvir rádio voltada só para o público da internet tornou-se um hábito cada vez mais comum.

É fato que nos dias atuais tem sempre uma web rádio que gostamos de ouvir, ou temos um amigo que nos indica a sua rádio favorita. Pois é, esse segmento vem crescendo. E se no dial em fm é mais difícil obter-se uma freqüência, pois precisa-se de autorização da Anatel, e um bom investimento em equipamentos, estúdio e transmissores; as web rádios tornou-se a solução do sonho de ter uma rádio.
Com os chamados Streaming, ou seja, tecnologia que permite a transmissão de conteúdo multimídia através da internet, é possível montar uma web rádio. Mas alguns cuidados devem ser necessários para evitar problemas. Um deles é o servidor onde receberão os dados que serão repassados ao streaming. Para evitar problemas no computador do usuário, a recomendação é que o proprietário da web rádio tenha um servidor voltado exclusivamente para o serviço. O som sai do computador do proprietário e é enviado ao servidor que irá fazer a distribuição do streaming. Isso possibilita que o computador padrão fique estável e não sobrecarregando a rede local.
Outro detalhe é o preço. Mais vai depender da qualidade da transmissão - de 32 a 128 kbps, por exemplo - e da quantidade de ouvintes simultâneos - de 10 a 500, por exemplo.
Em alguns sites, as empresas que vendem servidores oferece suporte 24hs, o proprietário pode ter outros benefícios como estatística de ouvintes por minuto e tráfego de acesso ilimitado.
Mas o preço para obter todas essas vantagens e serviços podem variar conforme o plano adquirido. Um exemplo, se o interessado deseja ter uma web rádio com 10 ouvintes simultâneos e uma qualidade de transmissão de até 32 kpbs, a mensalidade custa R$ 14,30.
Mas se ele deseja transmitir a programação para 500 ouvintes simultâneos e uma qualidade de transmissão de até 128 kbps, o valor sobe pode ultrapassar os R$ 800,00 mensais.
No mercado de streaming o interessado encontra diversos tipos de serviços e valores, mas fique atento e leia todas as condições de serviços e vantagens oferecidas.
Um exemplo de uma web rádio, com vinhetas modernas e uma boa programação, é a Brasil Web Rádio. Com uma a programação voltada para o Pop Rock, a Brasil mudou a sua plástica recentemente, com um novo site, uma nova roupagem na marca e uma qualidade de transmissão de 128 kbps.

Então se você deseja montar a sua web rádio, pesquise informações de como fazer (clique aqui) e desenvolva um bom conteúdo para ela, e também divulgue o máximo possível, dentro dos padrões de seu interesse.


fonte para o artigo:

www.streaming.com.br
www.suaradionanet.net
www.brasilwebradio.com

Nenhum comentário: