quarta-feira, 29 de julho de 2009

Rádio Pirata: uma praga no dial


Rio de Janeiro e São Paulo: De todo tipo e gênero, as rádios piratas crescem e atrapalham o sinal da emissoras legalizadas.

Está difícil ouvir rádio em alguns lugares do nosso país, devido a interferência do sinal das rádios piratas existentes.
Em São Paulo, por exemplo, existe inúmeras rádios clandestinas que operam até mesmo com sinal forte. O site Tudo Rádio.com destacou em matéria publicada hoje (28), a relação das rádios piratas que operam na região da zona sul da capital paulista. A frequência e o segmento de cada uma, foram informados na matéria, exceto o nome fantasia das mesmas.

Pode-se observar que a maioria das rádios clandestinas são consideradas "evangélicas".
Fico pensando... para evangelizar é necessário fazer esse tipo de serviço, como criar uma rádio pirata, atrapalhando o sinal das rádios legalizadas e prejudicando a comunicação entre os pilotos de aviões e as torres de comando?
Vidas estão sendo colocadas em riscos, quando os pilotos das aeronaves tentam conversar com as torres de comando, recebendo então o sinal das rádios piratas.

Campanhas contra as rádios piratas são veiculadas na mídia. O portal Tudo Rádio.com tem uma página para o internauta saber como denunciar.
O grupo Bandeirantes de comunicação tem chamadas na Rede Band News FM informando também para o ouvinte denunciar as rádios clandestinas.

Sobre as "rádios piratas" que tem como programação o segmento evangélico, o pastor Silas Malafaia da Assembléia de Deus da Penha (no Rio de Janeiro), critica duramente a atitude desses falsos profissionais. Em uma campanha que a Rede Band News FM veicula, o pastor relata: "isso é coisa de bandido", e cita como os verdadeiros crentes deve agir: divulgar a palavra de Deus (evangelho) de forma ética e dentro das leis.

Mas os outros estilos de música, como o funk e pagode também tem o espaço de forma irregular nas frequências em FM.
Em qualquer parte do Brasil, as rádios piratas vendem anúncio e ganham dinheiro de forma anti-ética.

Aqui no Rio de Janeiro não é diferente. O dial carioca está cheio dessas rádios clandestinas.
E a situação é idêntica da cidade de São Paulo.

Mas para tentar resolver esse problema Denuncie a pirataria. Ligue para a Anatel: Telefone 133

Se você tem conhecimento de alguma rádio pirata em sua região, denuncie. Você tem várias maneiras de denunciar uma transmissão ilegal. Veja como:

1 - Diretamente à ANATEL: 0800-332001 ou 133

2 - Enviando correspondência para:
ARU - Assessoria de Relações com o Usuário, da ANATEL
SAUS Quadra 06, Bloco F, 2º andar, Asa Sul
70.070-940 - Brasília-DF

3 - Pelo fax: 0xx61 2312-2264

4 - Pessoalmente: por meio das Salas do Cidadão nos Escritórios da ANATEL disponíveis nas capitais.

5 - Pelo atendimento eletrônico da ANATEL: Atendimento

6 - Através de mensagem eletrônica para a ABERT: juridico@abert.org.br



fontes:
Tudo Rádio.com
Tributo ao Rádio do RJ
AESP/ABERT



Nenhum comentário: